De José Vicente, direção de Menelik de Carvalho. Na Casa de Artes de Laranjeiras, para o curso Avançado de Teatro Musical.
Junto a uma revoada de passarinhos, surgiu Hoje é dia de Rock, a convite do Menelik de Carvalho, para criar e executar o figurino do espetáculo, formado por três versões de elenco formado pelos alunos do Menelik e do Victor Louzada na CAL.
O espetáculo de José Vicente, se passa no sertão de minas gerais, década de 70, e narra a trajetória de emancipação de toda uma família do sertão de Minas Gerais, tendo como o carro chefe e maior força a matriarca Adélia.
Pensando na regionalidade, senti uma leve inclinação para trabalhar a estética de vestimenta dos bonecos de barro do Vale do Jequitinhonha. Obra de arte regional de beleza e valor cultural absurdo. Após as pesquisas históricas sobre o surgimento dessas obras, percebi que surgia a partir da resistência feminina, da matriarca, na tentativa bem sucedida de emancipação financeira das mulheres locais, para o sustento suas famílias. Devido a partida dos maridos para cidade grande, devido a seca, buscando criar uma estabilidade financeira para a família. O que tornou minha escolha como definitiva, pois nada como homenagear uma arte tão rica, mas também homenagear as histórias de resistência da mulher que existem nos dois contextos.
Equipe Técnica
Costureira de figurino: Eliane Alencar